Entre em contato:


Encomendas para todo o Brasil.

2 de maio de 2011

A via crucis da troca do nome de casada...

Gente, antes de casar tinha certeza de que não trocaria o nome e já até havia avisado ao noivo. Mas próximo do casamento algumas coisas me fizeram mudar de idéia e acrescentei o sobrenome do meu marido, como muitas fazem. Antes, me certifiquei de como funcionava o processo de troca da documentação, e se isso demorava muito. A maioria me disse que era tranquilo...
Pois bem. Estou casada a 6 meses e somente hoje uma parte dessa caminhada teve fim. O problema não está na falta de documentação em sí, mas sim na falta de informação dos próprios funcionários dos locais que promovem essa regularização! É incrível como as próprias pessoas que trabalham no SAC, Bancos e Correios (todos autorizados a realizarem regularização de dados) não sabem informar o caminho correto (pelo menos aqui em Salvador). Acho que gastaria páginas e páginas para contar como foi desgastante para mim fazer essa mudança, pelo simples motivo de ir a vários lugares errados até achar o certo. Mas válido mesmo é colocar para vocês o passo a passo de cada documento e local de regularização:

No trabalho: Entregue uma cópia da certidão de casamento ao Setor Pessoal para atualização e aproveite para solicitar o RDT - Recadastramento de Dados do Trabalho. Com esse documento você poderá atualizar os dados do FGTS e PIS, quando for regularizar o CPF.

Identidade: A maioria dos Sacs realiza esse serviço. Fiz com hora marcada no SAC do Salvador Shopping. Documentos (original e cópia): Certidão de Casamento, Identidade, CPF, Comprovante de Residência.

Carteira de Motorista: Sacs e Detran. Fiz com hora marcada no SAC do Salvador Shopping no mesmo dia da Identidade.Documentos (original e cópia): Certidão de Casamento, Identidade, CPF, Comprovante de Residência.

Título de Eleitor: Raros Sacs fazem isso. Fiz no Shopping Barra em menos de 5 minutos. Super tranquilo. Documentos (original e cópia): Certidão de Casamento, Título de Eleitor. A entrega é feita em 1 mês após o pedido.

Carteira de Trabalho: Também fiz no Sac do Shopping Barra e levei menos de 5 minutos. Isso porque só fiz colocar observação. Acredito que se for para pedir uma nova demore um pouco mais.Documentos (original e cópia): Certidão de Casamento, Carteira de Trabalho.

CPF: Nos bancos do Brasil e Caixa, de preferência nas agências fora dos shoppings, pois a maioria das do Shopping não fazem o serviço. No Shopping Barra a Caixa Econômica realiza, mas quase sempre está fora do ar. O Banco do Brasil informou que passará a realizar a partir de 10 de maio. Então segui para Pituba e parei na Agência da Caixa da Avenida Paulo VI e lá consegui resolver.  Lembre-se de solicitar mudança de nome e entregar o documento que pediu no Setor Pessoal de sua empresa, o RDT, para atualização também do FGTS e PIS. Documentos (original e cópia): Certidão de Casamento, Identidade, Carteira de Trabalho.

Espero, de coração, ter ajudado vocês a terem um pouco menos de stress nessa etapa :)

Agora, falta a continuação da mudança, com os bancos para mudar os cartões de débito e crédito. Para isso, você tem que ir na Agência do seu banco.

Boa Sorte!!

2 comentários:

  1. Menina!! Que ,maravilha essa dica! Eu estou querendo mudar meu nome depois que casar, mas o casamento é daqui 4 meses e vc acredita que o meu noivo ainda nem tirou uma segunda via da certidão de nascimento recente ainda? Tô ficando maluca. E já procurei em tanto canto como é o processo pra dar entrada na papelada do casamento que tô ficando doida. Mas com fé em Deus, semana que vem essa etapa vai ser vencida! =D

    Adorei a Dica!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lorena! Essa parte é bem chatinha! Antes do casamento eu contratei uma despachante, D. Margarida, que foi um anjo... agora nessa parte fiz tudo só. Um sufoco... Boa sorte!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Em breve ele estará publicado aqui! Se quiser fazer encomendas deixe o seu contato ou mande um e-mail para bijoaninha@hotmail.com